5 CUIDADOS QUE O PRATICANTE DE CROSSFIT DEVE TER COM AS MÃOS

5 CUIDADOS QUE O PRATICANTE DE CROSSFIT DEVE TER COM AS MÃOS

Todo atleta de CrossFit já enfrentou ou vai enfrentar feridas na pele das mãos. Não há discussão quanto a isso. Evitá-las parece ser impossível, porém neste conteúdo vamos dar algumas dicas de cuidados que podem ajudar na recuperação e também em minimizar as chances desse tipo de lesão ocorrer.

Para isso separamos os cuidados em 5 Tópicos:

  • Cuidados com Magnésio
  • Lave as mãos
  • Hidratação
  • Cuidado com os Calos
  • Proteção

Cuidado com o Magnésio

O Carbonato de Magnésio, mais conhecido como Pó de Magnésio, tem como principal função nos treinos, absorver a umidade para garantir uma superfície sempre seca, resultando em uma menor possibilidade de que as mãos escorreguem do aparelho. 

Porém por se tratar de um dissecante, quando passado em excesso acaba por roubar a umidade da pele, resultando no ressecamento e retirando a elasticidade dela. Sem essa elasticidade a possibilidade de surgirem lesões, aumenta muito. Indicamos como ideal, que os atletas usem magnésio suficiente para manter as mãos secas, porém sem acumular uma camada visível nas mãos ou no aparelho de treino. 

Lave as mãos

Por se tratar de um pó muito fino e com alta afinidade à água, ele se acumula com facilidade na palma das mãos, sendo sua remoção mais complicada. Para isso, indicamos que façam uma lavagem atenta das mãos, de preferência utilizando sabão, assim se garante que o ressecamento será interrompido.


Hidrate

Utilizar hidratantes também é uma excelente forma de reduzir os desgastes das mãos, e evitar lesões. Existe hoje uma grande variedade de marcas com as mais diversas finalidades, inclusive produtos específicos para praticantes da modalidade, e cabe ao atleta escolher a que mais gosta. 


Cuide dos Calos

As lesões geralmente ocorrem em duas regiões, no meio da palma das mãos e nos calos próximos a junção com os dedos, para a palma há pouco a se fazer, já os ferimentos nos calos podem ser evitados removendo os excessos de pele dos mesmos.

Existem diversas formas de fazer isso, entre elas a utilização de lixas e esfoliadores, mas a que parece ser mais eficiente é o cortador de calos, que pode ser facilmente adquirido pela internet e é muito eficiente e seguro.

 

Proteção

Utilizar equipamentos de proteção nas mãos pode ajudar em muito na prevenção de novas lesões, afinal Parar Não é Opção, certo? 

O Hand Grip Harpia é capaz de proteger as mãos em todos os exercícios de barras, como o pull up, chest to bar, toes to bar, bar muscle up, ring muscle up, entre outros, além de ter a praticidade de não precisar tirá-lo para os exercícios sem barra. Para objetos mais ásperos, como cordas, kettlebells entre outros, o ideal é que sejam utilizadas luvas.

Essas são algumas dicas que podem reduzir o desgaste das mãos, mas é importante saber que hora ou outra todo atleta poderá ter uma lesão, e quando ela acontecer o melhor a fazer é lavá-la bem com água e sabão como qualquer machucado e dar um descanso para a pegada.