FOME x VONTADE DE COMER - COMO DIFERENCIAR?

FOME x VONTADE DE COMER - COMO DIFERENCIAR?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que fazem dieta é saber diferenciar a fome da vontade de comer. 

A fome é a sensação fisiológica onde o corpo percebe a necessidade de alimento para manter suas atividades vitais. Basicamente ela é sinalizada através da sensação de estômago vazio, mas pode também dar dor de cabeça, náuseas, lentidão do raciocínio, fraqueza, visão turva.

Já a vontade de comer, é uma sensação psicológica e é reflexo de algum momento entediante ou de stress. Ela funciona como um mecanismo de recompensa cerebral. No cérebro, existem alguns centros de recompensa, quando recebem alimentos ricos em gordura ou açúcares, entendem que estão recebendo como se fosse uma droga e acabam liberando serotonina, dopamina e esses hormônios proporcionam bem estar e acabam estimulando ainda mais a vontade de comer. Essa sensação é muito comum ao se comer chocolate. 

Mas como saber se é fome ou vontade de comer? Para isso, se questione:

  • Será que estou com fome? Se sim, coma algo saudável e não comer só aquilo que está com vontade ou dá prazer.
  • Será que quero isso agora mesmo? Consigo esperar até a próxima refeição? Será que vale a pena mesmo comer isso?
  • Estou entediado nesse momento?
  • Estou sentindo fome ou sede? Muitas vezes a vontade de comer é sede.

Após essa breve análise, provavelmente você saberá distinguir a fome da vontade de comer. Porém, nem sempre sozinho é possível ajustar a alimentação e controlar a ansiedade,  para isso, algumas vezes, se faz necessário um acompanhamento médico, associado ao uso de remédios.

Por Nathalia Altieri - Médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pós graduada em nutrologia pela ABRAN.