PORQUE É TÃO DIFÍCIL EMAGRECER?

PORQUE É TÃO DIFÍCIL EMAGRECER?

Quando falamos sobre a dificuldade de emagrecer, a primeira coisa que todos que não estão passando pelo processo pensam, é sobre indisciplina e falta de força de vontade, ou seja, dieta errada, fugir da atividade física, comer escondido, entre outros. Um estudo publicado em 2017, no periódico científico JAMA, Snook et al, mostrou que essa dificuldade ocorre em metade dos indivíduos acima do peso que estão em processo de redução de peso.

Mesmo seguindo a dieta corretamente e praticando atividade física regular, o resultado esperado NÃO vem.

E essa frustração não ocorre apenas para quem está no início do processo de emagrecimento. Pode ocorrer em vários períodos do processo, tornando-se um fator importante para que as pessoas desistam de alcançar seus objetivos.

Mas porque essa dificuldade ocorre? Os reais motivos não são bem definidos, porém é de conhecimento que esse processo garantiu a sobrevivência da nossa espécie, uma vez que o homem precisava caçar para comer e em determinadas épocas, devido a escassez de alimentos, o organismo passava a armazenar energia como forma de preservar o funcionamento do organismo e de forma análoga, é o que acontece durante o emagrecimento. Com a restrição calórica, o corpo passa a entender que está passando por escassez de alimento e assim passa a estocar energia na forma de gordura, redução do gasto calórico (diminuição do metabolismo basal), alteração dos hormônios reguladores do controle alimentar e o aumento na eficiência alimentar.

Para que esses efeitos sejam minimizados um acompanhamento com nutrólogo é de extrema necessidade, para assim que o organismo entrar na zona de conforto, medidas sejam tomadas imediatamente para que o paciente não desanime.

Por isso, se você está tentando emagrecer e sofre pelos resultados, lembre-se, a paciência também é um fator importante e será sua aliada.

Por Nathalia Altieri - Médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pós graduada em nutrologia pela ABRAN.